Projeto Pedagógico

Conheça o Projeto Pedagógico da Escola Monteiro Lobato

O Projeto Pedagógico da Monteiro Lobato se organiza a partir de crenças, valores e princípios que norteiam a prática pedagógica e o planejamento das ações e atitudes orientadoras da educação de nossos alunos.
Estas crenças, fundamentadas na Teoria Psicogenética de Jean Piaget e na compreensão da Teoria Freudiana, se apoiam em princípios humanitários que norteiam os valores reguladores das nossas decisões e ações.

Princípios

  • Educação para humanização;
  • Formação de pessoas autônomas, críticas e pró-ativas;
  • Articulação entre Teoria e Prática – através da contextualização dos conteúdos;
  • Escola e família como parceiras indispensáveis para a educação;
  • A construção coletiva do trabalho em equipe.

Valores

  • Trabalho coletivo ou em equipe;
  • Conhecimento fundamentado em leitura e pesquisa;
  • Coerência entre discurso e ação e entre teoria e prática;
  • Respeito em todas as dimensões (às individualidades e às diferenças de religião, ideologia, etnia, classe social...);
  • Planejamento e organização;
  • Pontualidade e assiduidade;
  • Disciplina;
  • Segurança no ambiente escolar;
  • Negociação para resolução de conflitos;
  • Combate ao desperdício;
  • Afetividade nas relações;
  • Ética;
  • Bom-senso.

Projeto Pedagógico: Relações Interpessoais

A Escola Monteiro Lobato é uma instituição pautada pelo sentimento de FRATERNIDADE. Para nós, cada um que atua no fazer pedagógico cotidiano – funcionários, alunos, pais ou familiares – traz consigo uma relevante missão de co-autor do nosso Projeto, sendo essencial à concretização do mesmo.

A manutenção de princípios que julgamos essenciais para a condução de uma pedagogia voltada para a cidadania, permeia o cotidiano escolar.

De um lado, através do nosso pessoal, ocorre uma constante busca da significação do espaço coletivo, levando os alunos a perceberem que as necessidades do grupo devem se sobrepor aos desejos individuais.

De um outro lado, estão as famílias que aderem ao nosso Projeto e referendam as posturas da Escola, agindo como verdadeiros multiplicadores dessa crença.

Os protagonistas desse processo – nossos alunos – são capazes de dialogar, tolerar as diferenças, enfim, em sua trajetória escolar revelam-se verdadeiros cidadãos.

No âmbito do processo de ensino-aprendizagem desenvolvem uma postura curiosa e atuante, tendo como foco uma formação que contempla cognição-postura-atitude.

Para construir a integração de toda a equipe e sua coesão no que concerne à Proposta Pedagógica da Escola, investimos maciçamente na formação continuada dos nossos profissionais, ao tempo em que fazemos das nossas Reuniões Psicopedagógicas espaços de reflexão e aprendizagem sobre o papel dos pais na continuidade do que é iniciado e transmitido na Escola.

Por fim, nesse espaço, as relações entre pais-professores-alunos e demais componentes da instituição são tecidas de modo a garantir, em pé de igualdade, o crescimento de nossos alunos no que diz respeito ao aprender e ao SER.


Projeto Pedagógico: Currículo e Metodologia

O currículo da Escola Monteiro Lobato tem na matriz da Teoria Cognitiva de Jean Piaget, a referência para a organização de seus conteúdos e vivências de aprendizagem.

No cotidiano escolar procuramos ir além dos conteúdos, trazendo sempre à tona temas que contemplem as dimensões acadêmica e moral de cada um de nossos estudantes. Temos também, uma efetiva preocupação em orientá-los para o estudo em classe e em casa, com o propósito de construir a sua competência e autonomia.

Quanto à metodologia:

  • 1. privilegiamos o planejamento como marco inicial para o desenvolvimento do nosso trabalho;
  • 2. entendemos os critérios avaliados sob a ótica processual e visando a promoção da aprendizagem;
  • 3. utilizamos a prova como instrumento avaliativo bimestral ou mensal, vez que é esta, a ferramenta social utilizada nos processos seletivos.