2015 - Novos Desafios, Novas Metas

26/01/2015

“E para aquele que é solidário com os homens, o HOMEM não é uma simples palavra do seu vocabulário, o HOMEM é aquilo pelo qual é RESPONSÁVEL.”

Antoine Saint-Exupérie

 

            Mais um Ano se inicia e temos à nossa frente grandes desafios como educadores. A compreensão de que vivemos em NOVA ORDEM PLANETÁRIA cria a necessidade de continuarmos construindo um PROJETO EDUCATIVO que se fundamenta na construção do SABER e da APRENDIZAGEM, com uma visão sistêmica que exige a intervenção de todos os educadores no espaço escolar e a parceria da família como “autora” da educação dos seus filhos(as), alunos(as), educandos(as).

            EDUCAR é olhar para o FUTURO e reinventar cotidianamente, o mundo do AMANHÃ, ressignificando a VIDA para as crianças, os adolescentes e os jovens.

 

            Mais do que nunca necessitamos:

1.      MANTER um ambiente onde as relações interpessoais sejam a expansão do AFETO e do CUIDADO com o OUTRO.

2.      CRIAR um espaço escolar onde a prática educativa aconteça num clima de CONFIANÇA, TRANSPARÊNCIA e CREDIBILIDADE.

3.      PRIORIZAR as RELAÇÕES INTERPESSOAIS, a CURIOSIDADE e a MOTIVAÇÃO para a LEITURA, como condições fundamentais de acesso ao mundo.

4.      RESPEITAR a diversidade nas diferentes condições de aprendizagem, motivando a interação e participação no desenvolvimento dos seus pares.

5.      PENSAR no educando como um ser de linguagem e pensamento.

6.      EDUCAR com foco na formação de pessoas ÉTICAS, CRÍTICAS, COMPETENTES, REFLEXIVAS e que tenham entre seus valores pessoais a dignidade humana, a autonomia e a cooperação social.

Enfim, que o PROJETO PEDAGÓGICO respeite o DESEJO e a VONTADE DE PENSAR O MUNDO PARA TODOS, pois só assim, como diz Sacha Goldman “Poderemos inventar o mundo do amanhã, para que haja um mundo”.

 

A TODOS OS ALUNOS, PAIS E COLABORADORES DA MONTEIRO LOBATO, AS NOSSAS BOAS VINDAS E O NOSSO ENTUSIASMO NESTE RECOMEÇO EDUCATIVO.

 

A Direção

image
Escola Monteiro Lobato, reinventando o fazer educativo!