Adaptação de Filhos e Pais

25/01/2017

Nesta semana, nossa Escola estará recebendo pequenos e novos alunos. Tempo especial e de grande preparação por aqui! 
O momento de entrada da criança na escola é, muitas vezes, a primeira ou uma das primeiras experiências de separação dos pais, da família, dos objetos e espaços com os quais ela convive cotidianamente e que constituem, no conjunto, os signos que lhe conferem segurança e proteção.

Visto sob esta ótica, esse momento nos indica claramente que estamos diante de um duplo desafio: a adaptação de FILHOS e a adaptação de PAIS.

Assim, alguns pressupostos são essenciais para o êxito desse processo:

1) A confiança dos pais na instituição que escolheram para a iniciação escolar dos seus filhos, que é o que permitirá acompanharem, com tranquilidade, o afastamento gradual que o processo de adaptação requer.

2) A compreensão de que, por mais bem acolhida que seja, é natural que a criança chore ao perceber que o papai, a mamãe ou o responsável, aos poucos, ficam menos tempo com ela.

3) A comunicação carinhosa e sincera sobre o propósito da adaptação, ressaltando alguns elementos fundamentais, como o fato de que retornarão para buscá-la no final da manhã/tarde e que as pessoas com as quais ficará a partir de então (professoras e coordenadoras) saberão onde encontrar seus pais em caso de necessidade. Aqui se insere, também, a importância dos pais não saírem escondidos, mesmo que seja doloroso vê-la chorando, pois a criança é muito pequena para entender com segurança que eles irão voltar, sendo fundamental que haja a despedida.

Preparar a criança para o primeiro dia de aula, falando de maneira positiva sobre a escola, pode ajudar no processo, mas deve-se evitar exageros que possam produzir mais ansiedade do que inscrição positiva da nova rotina. Além disso, escolher um objeto de apego da criança e deixá-la levar para os primeiros dias de aula pode lhe dar mais segurança quando os pais se ausentarem, já que se constitui em objeto simbólico de referência da casa e dos pais.

Toda essa dinâmica deverá acontecer tendo como princípio que o espaço e o ambiente escolar deverão ser sempre fonte de prazer: o acolhimento das professoras e de toda a equipe pedagógica; o conhecimento de cada criança; o caráter lúdico das atividades e uma sólida relação de confiança entre Pais e Escola. São esses os pilares que garantirão o sucesso desta nova e importante etapa na vida de uma criança.

Um bom começo da vida escolar pode interferir positivamente na relação que essa criança terá com a escola pelo resto de sua vida. 
Nós, da Escola Monteiro Lobato, estamos felizes aguardando nossas crianças.

Sejam bem-vindos, pais e filhos!

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Escola Monteiro Lobato, reinventando o fazer educativo!