EXATAMENTE 2015

11/08/2015

Em uma atividade de matemática, a Professora pede para que cada aluno meça o terreno de sua casa para a aula seguinte. No outro dia, em uma tabela no quadro eles escreveram as medidas obtidas. Dois dos alunos deram as seguintes respostas:

Pedro: “15 passos de largura e 40 passos de comprimento”.

João: “20 passos de largura e 50 passos de comprimento”. E disse ao escrever: “A minha casa é maior que a do Pedro!”.

Os meninos usaram uma forma de medida muito antiga. Mas pense na possibilidade de as pernas deles serem de tamanhos diferentes: isso fará com que não seja possível comparar as duas medidas.

Supondo que as passadas de Pedro meçam 60 centímetros (0,6 metros) e as de João, 35 centímetros (0,35 metros), qual será a medida do terreno de cada um? O terreno da casa do João é realmente maior que o do Pedro? Qual a área desses terrenos?...

Você já parou para pensar como seria o mundo se não existissem as unidades de medidas padronizadas? A princípio, essa aparenta ser uma pergunta sem grande importância, mas com um pouquinho de reflexão sobre o nosso dia a dia, veremos que se torna muito relevante.

A Semana Matemática EXATAMENTE deste ano teve como temática principal, “MEDIDAS”. Foram atividades, estudos e trabalhos interdisciplinares com o objetivo de ampliar os conhecimentos na área, envolvendo Alunos, Professores e Familiares.

Sem dúvida, a EXATAMENTE se confirma como uma excelente estratégia de ensino da matemática aplicada.

Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo Projeto!

image
Escola Monteiro Lobato, reinventando o fazer educativo!